"OS MARADOS"

"OS MARADOS"
A CPM 8240 serviu em Moçambique entre 8 de Outubro de 1972 e 8 de Outubro de 1974. Ligada ao Comando de Cargas Críticas, do Coronel Craveiro Lopes, andou 16 meses a fazer escoltas de material importante para a Barragem de Cabora Bassa, Situada no Songo, no centro do Distrito de Tete. A Barragem de Cabora Bassa era uma peça muito importante na Geo-estratégia concebida para Moçambique, quer a nível militar, quer económico e previa a instalação de um milhão de colonos europeus no planalto do Songo. Actualmente a energia está a ser vendida para a Africa do Sul. Os últimos 8 meses de comissão, foram passados garantindo a segurança na Cidade da Beira. Missão cumprida briosamente e de que todos os "MARADOS" se orgulham".
MAIS UM CAMARADA QUE ESTÁ DE PARABÉNS.
O NOSSO CAMARADA NESTOR PEREIRA FESTEJA HOJE, DIA 14 DE ABRIL, MAIS UM ANIVERSÁRIO.
FORÇA NESTOR QUE HAJA SAÚDE PARA FESTEJARES MUITOS MAIS E A MALTA QUE ASSISTA.
UM ABRAÇO

 PARABÉNS CAMARADA FONSECA, QUE ESTE DIA SE FESTEJE POR MUITOS E MUITOS ANOS. UM ABRAÇO

OS AEROGRAMAS




Aerogramas

As informações constantes do Aerograma: O transporte gratuito pela TAP, a edição do Movimento Nacional Feminino e isenção de portes... pequenas coisas para tão grande sofrimento ... "Com o acordo entre a Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Correios, Telégrafos e Telefones do Ultramar (CTTU) e o Secretariado Geral da Defesa Nacional, foi por este distribuída a circular número 1956 / B, de 4 de Agosto de 1961, que regulamentava o uso dos aerogramas.
Seriam impressos carta, constituídos por uma folha de papel, com o peso máximo de três gramas, dobrável em duas ou quatro partes, de modo que as dimensões resultantes da dobragem dos Os primeiros aerogramas editados pelo MNF foram impressos em papel azul, pálido. A partir de Março de 1962, passaram também a ser impressos aerogramas em papel amarelo, e que eram destinados ao uso exclusivo no sentido Ultramar - Metrópole, enquanto, os aerogramas impressos em papel azul, deveriam ser utilizados no sentido inverso, Metrópole - Ultramar.
No entanto, devido à carência de aerogramas nem sempre esta regra era cumprida.
A primeira entrega de aerogramas ao MNF, teve lugar no dia 2 de Agosto de 1961 e, no dia 8, seguiram 8000 impressos para as suas Delegações Distritais, entretanto já em funcionamento. Nesse mesmo dia, e por via aérea utilizando os Transportes Aéreos Militares - TAM, seguiram para Angola os primeiros 101000 aerogramas.
Os aerogramas militares, isentos de franquia, editados pelo Movimento Nacional Feminino tiveram grande êxito como forma de correspondência militar, rápida e económica, encaminhados pelo SPM e transportados, na sua maior parte pelos Transportes Aéreos Portugueses - TAP.
O Serviço Postal Militar (SPM) cumpriu, de forma exemplar, a missão de fazer chegar o correio aos militares em campanha durante a Guerra Colonial, de 1961 a 1974."
Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário